Nem toda gelatina é saudável! Vem descobrir quais as opções saudáveis, as diferenças e como fazer!

Olá!

Hoje, eu trouxe algumas receitas de gelatina sem corante, saudáveis e deliciosas. E você vai aprender como preparar a gelatina incolor e o ágar-ágar (gelatina vegetal). E também, vai entender a diferença entre as duas.

Gelatina é muito bom né. Mas, cuidado! As gelatinas industrializadas (coloridas) têm a fama de serem saudáveis, e não é bem assim. Esses alimentos são cheios de açúcar, corantes e aromatizantes. Com isso, é preciso ter cautela na hora de consumir esses alimentos, pois podem estar relacionados ao aparecimento de doenças e alergias alimentares.

É importante as mamães entenderem sobre isso, pois a gelatina com corantes e com açúcar NÃO deve ser oferecida para os bebês e crianças. Existem opções saudáveis, e eu vou te explicar certinho.

O que é a gelatina?

A gelatina é uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno.

O colágeno é o principal constituinte de peles de animais, ossos, tendões e tecido conjuntivo e constitui 1/3 do total de proteínas dos vertebrados.

Qual a alternativa mais saudável?

Uma alternativa mais saudável é a gelatina incolor ou sem sabor, pois não contém corantes e nem açúcar.

Além disso, possui uma quantidade maior de proteína quando comparada a gelatina industrializada (colorida e com açúcar).

Pode ser oferecida para bebês a partir de 1 ano.

Você conhece o ágar-ágar?

O ágar-ágar, também conhecido como gelatina vegetal, é extraído de algas marinhas e possui consistência bem parecida com a gelatina. É uma opção de gelatina para veganos e também é muito saudável.

Ele possui alta concentração de fibras solúveis, com isso, ajuda a regular o funcionamento do intestino e proporciona saciedade ajudando no emagrecimento.

É uma excelente opção para oferecer para os bebês (a partir de 1 ano).

Como utilizar o ágar-ágar?

Para preparar a gelatina vegetal , basta colocar 1 colher de chá (2,5g) de ágar-ágar em pó para 1 xícara (240ml) de líquido (água ou suco de frutas). Ferver o líquido com o ágar-ágar até adquirir uma aparente viscosidade.

A solidificação do ágar-ágar é bem rápida e ocorre mesmo fora da geladeira.

Como utilizar a gelatina incolor?

Para preparar a gelatina sem sabor, basta colocar 3 colheres de gelatina incolor (7,5g) para 1 xícara (240ml) de líquido (água ou suco de frutas). O líquido utilizado na solubilização da gelatina deve ser fervido, e em seguida colocar a gelatina em pó e mexer bem. OBS.: A gelatina não pode ser fervida, ok.

Ideias de receitas:

Agora que você já sabe como deve ser feita a diluição e o preparo do ágar-ágar e da gelatina incolor, eu irei colocar algumas opções de sabores para você fazer para você e para a criançada.

Gelatina de uva

Neste caso, você utiliza suco de uva integral. Se preferir, pode acrescentar alguns pedaços de uva. Fica uma delícia! É a preferida do meu filho.

Gelatina de laranja

Utilize suco de laranja e coloque alguns pedaços de laranja. Hummmm fica bom também!

Gelatina de maçã com laranja

Utilize suco de laranja e o suco de maçã. Coloque uns pedacinhos (bem pequenos) de maçã. Fica bem deliciosa e docinha!

Esses são os sabores que mais faço aqui em casa. Mas, você pode usar a imaginação e criar o seu sabor preferido.

Com carinho, Juliana Piloto

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn