SAÚDE MENTAL
Quais as consequências dos maus hábitos diários para o nosso organismo?
Olá!
Hoje vamos falar sobre hábitos, rotinas e emoções.
Você sabia, que muitas doenças psiquiátricas (ansiedade, depressão, déficit de atenção, demência, entre outras) decorrem de hábitos errados?
Para ter saúde é preciso cuidar dos hábitos; e para ter hábitos saudáveis é preciso ter rotina. Ter rotina no dia a dia leva a saúde psicológica, financeira e física. Para manter a rotina é preciso estar ciente dos benefícios que ela nos traz.
Uma alimentação balanceada, rica em alimentos in natura (alimentos obtidos diretamente de plantas e animais) e pobre em industrializados, melhora a sua saúde como um todo. Isto porque, conservantes, corantes e outros aditivos alteram o seu microbioma intestinal (bactérias benéficas ao nosso intestino), e a saúde do microbioma leva a saúde do cérebro e melhora a imunidade.
Ter uma rotina de sono saudável te beneficia, melhorando o funcionamento do seu organismo como um todo.
Ver artigo: quais as melhores panelas para a sua saúde?
Ver artigo: O que é ter saúde?
Ver artigo: Disruptores endócrinos: vilões escondidos no seu dia a dia
Além disso, ter uma rotina de vida saudável melhora TUDO! Uma rotina saudável, influencia diretamente na produção de cortisol (hormônio produzido pela glândula adrenal), e este hormônio altera a produção de neurotransmissores cerebrais, como serotonina e endorfina, acarretando alterações no humor.
O ciclo circadiano está totalmente ligado às emoções! O nosso organismo funciona em uma sincronicidade perfeita (e linda rsrs), tudo tem sua função e seu horário… quando agente “atrapalha” essa sincronicidade (sono desregrado, má alimentação, maus hábitos…), gera uma consequência. Sugestão de leitura: Sono e ciclo circadiano.
Uma pessoa com níveis elevados de estresse produz mais cortisol, e isso leva a quadros de insônia, pois ao entardecer o nosso organismo precisa diminuir os níveis de cortisol e aumentar os níveis de melatonina. Uma pessoa estressada não consegue diminuir os níveis de cortisol ao entardecer e a noite; isso leva a quadros de insônia, irritabilidade e humor deprimido. A longo prazo, estas alterações levam a depressão, ansiedade, obesidade, déficit de atenção e doenças crônicas, como: hipertensão, diabetes, aumento de colesterol, entre outras.
Então, a sua saúde só depende de você! Ela é responsabilidade sua! Não queira ser passivo nesta história! Seja ativo! Participe ativamente da sua própria saúde!
Ah! E lembre-se, você é prioridade! E ter uma rotina é primordial para a saúde mental!
Com carinho, Juliana Piloto