3 opções de chás com ação diurética

Olá!

Hoje venho trazer pra vocês algumas informações sobre três chás diuréticos que são bem conhecidos, o chá de cavalinha, o chá de hibisco e o chá verde.

Estes chás, além de possuírem ação diurética também possuem outras propriedades medicinais muito benéficas. Porém, como toda planta medicinal podem existir algumas contraindicações. Então, fiquem atentos as informações a seguir.

CHÁ DE CAVALINHA

A cavalinha, pertencente à família Equisetaceae, é amplamente distribuída na região sul do Brasil.

Benefícios:

Possui propriedades medicinais, tais como diurética, hemostática, anti-inflamatória, cicatrizante, dentre outras.

A cavalinha tem marcadores como glicosídeos flavonóides, saponinas, ácido gálico, potássio e sílica, que são responsáveis pela atividade diurética. Com isso, pode aumentar a diurese em até 30%, diminuindo o inchaço e permitindo a eliminação de substâncias tóxicas. Além do mais, possui ácido ascórbico (vitamina C), atuando desta forma como antioxidante.

Contraindicações:

O chá de cavalinha não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência renal, cardíaca e por mulheres grávidas. Pessoas que já fazem uso de algum diurético devem evitar.

Como consumir:

Ferver 500 ml de água. Após iniciar fervura, desligar o fogo e colocar aproximadamente 2 colheres de sopa da folha em 500 ml de água quente. Abafe por 5 a 7 minutos e depois coe. Tomar até 3 xícaras do chá por dia.

CHÁ VERDE

O chá verde é rico em flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas e sais minerais que contribuem para a prevenção e tratamento de várias doenças, assim como auxiliam na perca de peso.

Benefícios:

O chá verde tem ação vasodilatadora, especialmente das artérias do coração. Possui ação diurética. Promove uma sensação de saciedade, retardando a vontade de comer, pois inibe a enzima alfa-amilase, enzima responsável pela quebra dos oligossacarídeos; com a diminuição da enzima alfa-amilase, diminui-se a absorção de glicose, resultando em um significante controle da obesidade e do diabetes.

O chá verde é estimulante do sistema nervoso central, da circulação e da respiração. Promove sensação de bem estar geral. Estimula o metabolismo lipídico de gorduras; reduz as taxas de colesterol totais sem afetar os níveis de HDL. Além do mais apresenta propriedades termogênicas.

Contraindicações:

O chá verde é contraindicado para gestantes, hipertensos, pacientes com distúrbios renais, hepáticos ou cardiovasculares, ou que possuem gastrite e úlcera.

Como consumir:

Ferver a água. Após iniciar fervura, desligar o fogo e colocar 1 colher de sopa das folhas secas para 150 mL de água fervente. Abafar por pelo menos 5 minutos, coar e tomar morno, 2 vezes ao dia, de preferência pela manhã e após o almoço.

CHÁ DE HIBISCOS

O hibisco ( Hibiscus sabdariffa) é uma flor e seu chá é rico em substâncias antioxidantes como os flavonóides e ácidos orgânicos que contribuem ativamente para a saúde e está sendo utilizado no auxílio do processo de emagrecimento.

Benefícios:

O chá de hibisco possui muitos nutrientes que proporcionam diversos efeitos benéficos.

Pesquisas concluem que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos. Além do mais, o hibisco evita o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal e quadril, pois reduz a adipogênese.

Pelo fato do hibisco possuir alguns flavonóides, possui efeito cardioprotetor e vasodilatador, além de ajudar a aumentar HDL e diminuir o LDL, triglicerídeos e pressão arterial.

O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, pois é rico em vitamina B2 (riboflavina), é rico em cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro, ácidos como o tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico, além de quantidade significativa de fibras alimentares. Possui ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo, prevenindo anemia ferropriva e cansaço. Possui vitamina A, necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e ácido ascórbico (vitamina C), que age como antioxidante e previne o envelhecimento da pele.

Contraindicações:

Portadores de doenças cardíacas graves devem limitar o consumo, devido à eliminação de eletrólitos que pode ocorrer com o seu uso.

Não utilizar durante a gravidez, pois possui componentes que interferem nos níveis de estrogênio do corpo. Com isso, tem-se aumento do fluxo sanguíneo do útero, incentivando o sangramento podendo provocar aborto. Mulheres que querem engravidar também devem evitar o uso do chá de hibisco.

Pessoas que sofrem de hipotensão devem evitar, pois a ação diurética reduz ainda mais a pressão.

Pessoas que possuem gastrite e úlceras não devem utilizar o chá de hibisco, pois o mesmo pode irritar a mucosa do estômago.

Como consumir:

Misturar uma colher de sopa da flor de hibisco a um litro de água quente e ferver por três minutos. O chá pode ser consumido quente ou gelado.

Enfim, se você realmente quer ter saúde, precisa ter um estilo de vida saudável, adotando hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e praticar atividade física. Basta você ter consciência de que isso é importante pra você. Um corpo saudável e bem nutrido tem uma mente saudável. Tudo está intimamente relacionado.

As plantas medicinais atuam em nosso organismo trazendo vários benefícios. Nunca devemos duvidar do poder de um chá. Portanto, a planta medicinal pode sim te auxiliar no emagrecimento e a manter um hábito de vida mais saudável. Entretanto, deve sempre ser consumida com moderação, levando em conta as dosagens máximas para cada planta e as contraindicações.

Mas, lembre-se é sempre recomendado procurar um profissional de saúde capacitado para te ajudar, uma vez que deve se respeitar os limites e as necessidades de cada individuo.

Com carinho,

Jú Piloto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn